Buscar e43h

Buscar e43h

Comércio em Minas avança em fevereiro e se aproxima de patamar histórico 2i1e5p

[views count="'1" print="1"]

As vendas do comércio varejista ficaram praticamente estáveis em fevereiro em Minas Gerais, avançando 0,1%. O resultado consolida a tendência positiva do setor observada nos últimos seis meses – com 5 taxas positivas para 1 negativa – e o aproxima do melhor patamar da série histórica, atrás somente do desempenho registrado em maio do ano ado. 5eh6j

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No primeiro bimestre, o Estado apresentou alta acumulada de 3,2%, superando os 2,3% registrados no País, enquanto no recorte anual, o crescimento foi inferior à média nacional: 2,05% contra 2,3%, indicando períodos de oscilação, apesar da estabilidade com viés positivo.

O analista do IBGE responsável pela pesquisa em Minas Gerais, Daniel Dutra, destaca que o período é marcado pela recuperação de alguns setores frente ao desafio de outros, que seguem pressionados por fatores econômicos, como a elevada inflação. “O setor está bem perto de alcançar o topo da série histórica, iniciada em janeiro de 2000. Com mais um resultado positivo, provavelmente esse número será alcançado”, pontua.

Sete das oito atividades analisadas avançaram na comparação com fevereiro de 2024. O destaque vai para Móveis e eletrodomésticos (10,8%) e Tecidos, vestuário e calçados (8,7%).

Segundo o analista, ambos os setores ainda se encontram em recuperação após uma sequência negativa extensa desde a pandemia. “Por serem produtos de pouca urgência e maior valor agregado, as pessoas postergaram algumas compras e tudo indica que agora estão retomando, especialmente com os bons indicadores de renda e empregabilidade”, acrescenta.

No varejo ampliado, a atividade de veículos, motocicletas, partes e peças apresentou, mais uma vez, o incremento mais expressivo do varejo nacional (18,5%). O resultado reflete a consolidação do comércio de veículos em Minas Gerais, que ampliou 13,8% no primeiro trimestre deste ano, impulsionado pela demanda de automóveis e comerciais leves.

 

INFLAÇÃO DOS ALIMENTOS IMPEDE CRESCIMENTO MAIS EXPRESSIVO

Por outro lado, a inflação dos alimentos impacta o setor de supermercados e hipermercados, impedindo um maior crescimento geral do varejo mineiro. A categoria, que permaneceu em estabilidade em fevereiro, segue enfrentando altos e baixos e possui o peso de cerca de 50% no indicador total.

“A inflação de alimentos pode estar pesando na decisão de compra da população nos supermercados, o que impacta consideravelmente no desempenho desse setor”, explica Dutra.

Outras duas categorias encerraram o período em patamares negativos, com destaque para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com queda de 21,8%. O segmento, que encerrou dezembro em patamares positivos (5,3%), agora enfrenta a segunda retração seguida e mais acentuada que a registrada em janeiro (-15,7%).

No varejo ampliado, o atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, recuou 13,9%. Esta foi a terceira queda consecutiva da categoria, embora menos acentuada que as registradas em dezembro de 2024 (-19%) e janeiro de 2025 (-15,5%).

 

Fonte: Diário do Comércio

Compartilhar 5e411n

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram

Últimas Notícias 3s5p4j

Café das Empreendedoras: “Ela Acreditou, Insistiu e Venceu” 7116m

Na noite da última quinta-feira, 22 de maio, a CDL Itajubá promoveu mais uma edição do

Leia mais »

Hospital de Clínicas de Itajubá: excelência em saúde e compromisso com o desenvolvimento regional 163826

  O Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI), fundado em 1972 e mantido pela Associação de

Leia mais »

Reunião de Negócios da CDL Itajubá destaca importância estratégica do Hospital de Clínicas para o desenvolvimento da cidade u1d4p

Na tarde de ontem (21), a CDL Itajubá promoveu mais uma edição da tradicional Reunião de

Leia mais »

CDL marca presença em reunião no SIMMMEI sobre o Projeto Soldado Cidadão do Exército z3t26

Na terça-feira, a CDL Itajubá participou de um importante encontro no SIMMMEI (Sindicato Municipal das Micro

Leia mais »

FCDL-MG: Participação das mulheres no universo do empreendedorismo volta a crescer 6w573q

Em uma matéria da FCDL MG, foram disponibilizados dados recentes da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) que

Leia mais »

Convite Especial às Empreendedoras de Itajubá 5p4j3t

A CDL Itajubá tem a alegria de convidar você, mulher empreendedora, para mais uma edição do

Leia mais »

CDL Itajubá promove reunião com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para fortalecimento de parcerias e desenvolvimento local 4t17a

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá realizou, nesta quarta-feira, mais uma edição de sua

Leia mais »

Presidente da CDL Itajubá destaca ações para o fortalecimento do comércio local no programa “Minuto Itajubá” 6o6u52

Na tarde de quinta-feira, 15 de maio, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de

Leia mais »

Notícias Relacionadas 6c4a5z

Seja Associado CDL Itajubá 334e4b

Preencha o formulário abaixo para receber nossa proposta de filiação.
Em caso de dúvidas, contate (35) 3622-3511 (Fixo / Whatsapp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Solicite a 2ª Via de Boleto g4i4o

Preencha o formulário corretamente e aguarde que encaminharemos a 2ª via de seu boleto.

Cadastro de Vagas 4x6ca

Cadastre as vagas de sua empresa.

Receba o Boletim Bom Negócio 1aa3h

Fique informado sobre as soluções CDL Itajubá para o seu negócio e atualizado com as principais notícias para o varejo e serviços. O Boletim Bom Negócio será enviado semanalmente para o seu e-mail.